sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Linux

Linux Mint é uma distribuição Linux irlandesa. Possui duas versões: uma baseada em Ubuntu (com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios) e outra versão baseada em Debian.Diferencia-se de ambos os sistemas por incluir drivers e codecs proprietários por padrão e por alguns recursos que permitem fazer em modo gráfico configurações que em ambos os sistemas são feitas através do modo texto. Utiliza por padrão o desktop Gnome modificado, com um menu no painel inferior junto à barra de tarefas (o MintMenu), similar ao menu do KDE, ou o menu "Iniciar" do Windows. O propósito da distribuição é providenciar um sistema Linux que funcione "out-of-the-box"; isto é, esteja pronto para uso assim que terminar a instalação. Dessa maneira, o único trabalho do usuário será o de personalizar a aparência, se desejar, e instalar programas extra, caso necessite. O Mint, foi apontado como uma das melhores distros para o uso em desktop.

A concepção da interface de usuário é um pouco diferente, incluindo:
  • Uma interface de usuário distinta e semi-independente, incluindo um melhorado do gerenciador de boot, layout do desktop, temas de gráficos, e menu exclusivo.
  • Um forte foco em plena funcionalidade (por exemplo: drivers de WiFi incluídos, plugins completos para reproduzir formatos de mídia, resolução de tela automaticamente definido, etc. O Mint também inclui o Adobe Flash Player para que os utilizadores possam ver sites como YouTube sem ter que instalar qualquer outra coisa.
  • As ferramentas do Linux Mint correspondem a uma coleção de utilitários de sistema cuja finalidade é tornar o sistema de gestão e administração mais fácil para usuários finais.
Os lançamentos das versões do Linux Mint baseadas no Ubuntu ocorrem pouco depois do lançamento das versões equivalentes do Ubuntu, e utiliza uma numeração sem casas decimais (p. ex.: "Linux Mint 8", em comparação com "Ubuntu 9.10"). Os nomes-código são sempre nomes de mulheres que terminam com a letra "A". A versão atual, 17, recebeu o codinome de "Qiana".
Em relação ao Ubuntu, o Linux Mint tem outro sistema de atualização. Em vez de usar a atualização incremental - ou seja, instalar a nova distribuição modificando automaticamente os repositórios e substituindo os pacotes antigos pelos pacotes novos, o Linux Mint encoraja o usuário a fazer uma instalação "limpa", gravando um novo CD/DVD e reinstalando todo o sistema. Para isso, disponibiliza uma ferramenta de backup, que grava a lista de repositórios e pacotes baixados e os arquivos da pasta pessoal, desta forma poupando tempo do usuário.

Edições:

O Linux Mint, sistema baseado no Ubuntu vem em várias edições, versões de 32 e 64 bits, Linux Mint com a interface gráfica Cinnamon que é baseada no Gnome mas vem sendo desenvolvida independentemente e já esta em sua versão 2.0, e a interface gráfica Mate 1.6 que proporciona uma experiência mais suave para hardwares mais modestos mas sem perder suas principais funções e características que são praticidade e fluidez em aplicações. O mint também é distribuído através das edições comunitárias ("Community Editions"), utilizando os desktops KDE, LXDE, Xfce e Fluxbox.A maioria dos idiomas são incluídos, incluindo a Língua Portuguesa.A versão baseada em Debian, oficialmente batizada "Linux Mint Debian Edition" (LMDE), utiliza os repositórios Debian e dos próprios mantenedores do Linux Mint. Considerando os codecs e plugins automaticamente instalados, determinadas aplicações específicas e temas visuais para o sistema, o LMDE é uma instalação Linux sem maiores modificações de um sistema Debian.

Testes:

Semelhante a muitas outras distribuições de Linux, o Mint tem diferentes ramos de repositórios. O ramo com os novos recursos, ou "ramo instável", é chamado de "Romeo". O Mint não o ativa por padrão, para os usuários que desejam ajudar a testar novos pacotes, poderão ativar o "Romeo" no APT.

Vantagens:

  • Por ser segura, rápida e fácil, pode ser feita por usuários sem conhecimentos avançados.
  • Não é necessário particionar o disco rígido, algo que exige conhecimento avançado e pode incorrer em erros.
  • Possíveis erros na instalação afetam apenas o Linux Mint, ficando a instalação do Windows intacta e funcionando.
  • A desinstalação pode ser feita em segundos e de forma segura através do Painel de Controledo Windows. (No método tradicional de dual-boot, a desinstalação do Linux Mint exigiria mais tempo e conhecimentos avançados.)



Desvantagens:


  • Desempenho de disco levemente reduzido.
  • Disco virtual só pode ter até 30GB.
  • Não é possível usar a Hibernação (a Suspensão funciona sem problemas).


Instalação:

A instalação pelo Mint4Win está disponível na versão 32 bits (x86) e 64 bits (x64) do Linux Mint e é suportado no Windows XPVista7 e 8 (tando versões x86 como x64).Para realizá-la basta montar a imagem ISO do Linux Mint com um programa emulador (Por exemplo: Daemon Tools), executar o arquivo mint4win.exe e clicar em "Instalar a partir do Windows". Digite um nome de usuário e senha, escolha o tamanho do disco virtual (até 30GB), selecione instalar na partição do Windows (C:) e clique em "Instalar". Ao reiniciar o computador, a opção de boot já estará disponível. Porém, na primeira vez, o computador levará cerca de 20 minutos para realizar a instalação.

  • História do Linux

História do Linux começou em 1991 com o início de um projeto pessoal de um estudante finlandês chamado Linus Torvalds de criar uma novo núcleo de sistema operacional.Desde então, o núcleo Linux resultante foi marcado por um crescimento constante através de sua história. A partir do lançamento inicial de seu código-fonte em 1991, cresceu de um pequeno grupo de arquivo em C sob uma proibitiva licença de distribuição comercial, em 2009, possuir mais de 370 megabytes de fonte sob a licença GPL
Vejamos algumas características do Sistema Operacional Linux:
  • - É considerado um Software básico.
  • - É um Software Livre (Open Source). O Windows é considerado um software proprietário.|
  • - Licença de uso: GPL/GNU. GPL/GNU – significa  Licença Pública geral, consiste na designação de licença para softwares livres.
  • - É um sistema operacional Multitarefa, assim como o Windows. Multitarefa – o sistema multitarefa executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo.
  • - É um sistema operacional Multissessão, assim como o Windows. Multissessão – consiste em ter vários contas de usuários em um mesmo computador.
  • - É Preemptivo – permite a interrupção de processos. (É também característica do Windows). Preemptivo é a ideia de ter vários programas sendo processados ao mesmo tempo, e com isso, conseguimos alternar de um para o outro, interrompendo desta forma, o processo de um para executar outro.
  • - É um sistema Multiusuário.  (também característica do Windows). Multiusuário é quando existe uma rede de computadores e um servidor (pode este ser usado tanto Linux como Windows), e com isso, os usuários podem ter acesso simultâneo ao sistema (vários usuários acessando o servidor ao mesmo tempo).
  • - Multiprocessamento (também característica do Windows). Multiprocessamento é um computador com mais de um processador.
  • - Sistema Monolítico (também característica do Windows). Sistema monolítico – todos processos em um só núcleo.
  • - Compartilhamento de bibliotecas (também característica do Windows). É o compartilhamento de recursos com os softwares instalados no computador. Exemplo: as fontes instaladas no computador podem ser utilizadas em vários programas como Word, Excel, Power Point, Photoshop e etc.
  • - Capacidade de processamento 32/ 64 bits (também característica do Windows) – Há versões de 32 e 64 bits. 
  • Pode ser instalado tanto em processadores de 32 bits, como de 64 bits.
  • - # Superusuário (também presente no Windows, mas com o nome de Administrador) é o usuário com controle total do computador.
  • - $ Usuário comum (também presente no Windows, mas com o nome de Usuário Limitado) é o usuário que não tem poder para manipular todos os recursos existentes no computador.
  • - Interface gráfica e Prompt de comando (também existente no Windows) – É possível interagir com o Linux de duas maneiras: Pela Interface Gráfica ou Prompt de Comando (Shell, bash sh, etc).

Distribuições de linux

Distribuições para iniciantes, ou distros “fáceis”, são aquelas que permitem ao novo usuário fazer tudo aquilo que faria no sistema operacional que já domina, e que não mude o conceito-base de um sistema operacional. Além disso, devem possuir interface gráfica amigável, opções claras, usabilidade, e ferramentas gráficas para os mais variados fins.
Ser “fácil”, não significa que deva ser igual aos “outros”. Cada distribuição traz as suas peculiaridades e possui interfaces distintas. Contudo, essas diferenças não mudam o conceito principal que definem um sistema operacional.  Segue abaixo uma lista com diversas opções de distribuição que seguem esses aspectos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário